Temas de Redação

Tema 43 - Os impactos da Rio+20 sobre a qualidade de vida do planeta

 

 

 

 

 

 

 

A Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, marcou os vinte anos de realização da Rio 92 (Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento). Durante o evento, ocorrido no mês de junho, líderes mundiais discutiram como garantir o desenvolvimento sustentável do planeta. A conferência, porém, foi cercada por protestos e polêmicas. Muitos criticaram a inconsistência dos acordos firmados durante as reuniões, já que vários países, preocupados com a atual crise econômica mundial, esquivaram-se dos compromissos. Diante dessas questões, queremos saber sua opinião sobre essa conferência: que importância teve esse evento para o Brasil e para o mundo? Que metas positivas foram definidas nessa conferência para os próximos anos? Que outros compromissos os países deveriam ter firmado para realmente melhorar a qualidade de vida no planeta?

Tendo como base as ideias apresentadas no texto acima, faça uma dissertação sobre o tema: 

                 Os impactos da Rio+20 sobre a qualidade de vida do planeta

 

 

Observações

Seu texto deve ser escrito na norma culta da língua portuguesa;

 

Deve ter uma estrutura dissertativo-argumentativa;

 

Não deve estar redigido sob a forma de poema (versos) ou narração;

 

A redação deve ter no mínimo 20 e no máximo 30 linhas escritas;

 

Não deixe de dar um titulo à sua redação.

Redação 41 - Enem 2011

 

 

 

 

Com base na leitura dos textos motivadores seguintes e nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em norma padrão da língua portuguesa sobre o tema: VIVER EM REDE NO SÉCULO XXI: OS LIMITES ENTRE O PÚBLICO E O PRIVADO, apresentando proposta de conscientização social que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.

LIBERDADE SEM FIO

A ONU acaba de declarar o acesso à rede um direito fundamental do ser humano – assim como saúde, moradia e educação. No mundo todo, pessoas começam a abrir seus sinais privados de WI-FI, organizações e governos se mobilizam para expandir a rede para espaços públicos e regiões onde ela ainda não chega, com acesso livre e gratuito.(ROSA, G.; SANTOS, P. Galileu. Nº 240, jul. 2011 (fragmento).

A INTERNET TEM OUVIDOS E MEMÓRIA

Uma pesquisa da consultoria Forrester Research revela que, nos Estados Unidos, a população já passou mais tempo conectada à internet do que em frente à televisão. Os hábitos estão mudando. No Brasil, as pessoas já gastam cerca de 20% de seu tempo on-line em redes sociais. A grande maioria dos internautas (72%, de acordo com o Ibope Mídia)pretende criar, acessar e manter um perfil em rede. Faz parte da própria socialização do indivíduo do século XXI estar numa rede social. Não estar equivale a não ter uma identidade ou um número de telefone no passado”, acredita Alessandro Barbosa Lima, CEO da e.Life, empresa de monitoração e análise

de mídias.

As redes sociais são ótimas para disseminar ideias,tornar alguém popular e também arruinar reputações. Um dos maiores desafios dos usuários da internet é saber ponderar o que se publica nela. Especialistas recomendam que não se deve publicar o que não se fala em público, pois a internet é um ambiente social e, ao contrário do que se pensa, a rede não acoberta anonimato, uma vez que mesmo quem se esconde atrás de um pseudônimo pode ser rastreada e identificado. Aqueles que, por impulso,se  exaltam e cometem gafes podem pagar caro.

Disponível em: http://www.terra.com.br. Acesso em: 30 jun. 2011 (adaptado).

DAHMER, A. Disponível em: http://malvados.wordpress.com. Acesso em: 30 jun. 2011.

INSTRUÇÕES:

1)       O rascunho da redação deve ser feito no espaço apropriado.

2)       O texto definitivo deve ser escrito à tinta, na folha própria em até 30 linhas.

3)       A redação com até 7(sete) linhas será considerada “insuficiente” e receberá nota zero.

4)       A redação que fugir ao tema ou não atender ao tipo dissertativo-argumentativo receberá nota zero.

5)       A redação que apresentar cópia dos textos da Proposta de Redação ou do Caderno de Questões terá o número de linhas copiadas desconsiderado para efeito de correção.

Redação 40 - As leituras obrigatórias da UFRGS

 

 

 

 

As obras de terminadas pela UFRGS estão adequadas, na medida certa entre a história e a literatura. É uma lista bem mais coerente do que foi a prova do ano passado, que esqueceu de alguns autores importantes. Gregório de Matos é fundamental para a compreensão do Barroco e do Brasil Colônia, mas nunca tinha sido cobrado como obrigatório. Memórias de um Sargento de Milícias é um livro à parte do Romantismo brasileiro e, talvez, o mais importante do período. Esaú e Jacó é de um autor inquestionável – Machado de Assis – e foge de Dom Casmurro e Memórias Póstumas de Brás Cubas. E cobrar Fernando Pessoa é uma gtradição da UFRGS. (Diego Grando, in: ZH-Caderno Vestibular de 11/04/2012)

Baseado no texto acima, numa redação entre 20 a 30 linhas, você vai dissertar, respondendo a seguinte pergunta:

VOCÊ CONCORDA COM AS NOVAS LEITURAS OBRIGATÓRIAS DA  UFRGS OU PREFERE OBRAS MAIS ATUAIS?

Redação 39 - Como você estuda – usa a internet ou consulta livros e professores?

 

 

 

Os recursos multimídia disponíveis em alguns sites facilitam a aprendizagem. A internet serve como a melhor ferramenta para o estudo, desde que seja bem orientada. Isto pode dar um estudo de qualidade, porque os livros são muito caros.Muitos alunos estão usando-a para assimilar os conteúdos expostos em aula. Na Web leem  artigos, livros, resenhas e resumos. Além disso procuram provas de concursos passados, exercícios de fixação e videoaulas. É uma forma mais dinâmica de estudar. (in: ZH-Caderno Vestibular de 04/04/2012)

Baseado no texto acima, numa redação entre 20 a 30 linhas, você vai responder a seguinte pergunta:

 

VOCÊ TAMBÉM PREFERE A INTERNET PARA ESTUDAR?

Redação - 38 As escolas devem ter novas disciplinas?


 

Não adianta acrescentar disciplinas quando as fundamentais como Português e Matemática, por  exemplo são tão administradas. Se incluirmos matérias na grade curricular dos alunos, estaremos diminuindo o tempo de estudo das que são de extrema importância quando se diz respeito à tão sonhada aprovação no vestibular. Se investirmos em educação, estaremos incluindo uma nova metodologia ao dia a dia. Os investimentos beneficiariam os salários dos professores, trazendo didáticas modernas e novas tecnologias. É importante trabalhar bastante a interpretação, a produção textual e a oratória, pois é uma grande dificuldade dos jovens expressarem-se oralmente.( in: ZH-Caderno Vestibular de 28/03/2012)

 

 

Baseado no texto acima, numa redação entre 20 a 30 linhas, você vai responder a seguinte pergunta:

VOCÊ É A FAVOR  OU NÃO DA INTRODUÇÃO DE NOVAS DISCIPLINAS NA GRADE CURRICULAR DO ENSINO MÉDIO?

Redação 37 - O que define um bom professor?

 

 

 

A escola é uma troca. Entramos para aprender e compartilhar nossos conhecimentos. Por isso, acredito que o bom professor é aquele que, além de ensinar, consegue nos fascinar, nos inspirar, nos fazer gostar do conteúdo.  É aquele que mais do que o ato de transmitir informações e conhecimentos adquiridos; que incentiva o aluno a construir o próprio saber e ir além de suas potencialidades e que está aberto às novidades que surgem. Ou seja, ama e acredita no que faz.

 

Num texto entre 20 a 30 linhas, você vai dissertar respondendo à seguinte pergunta:

 

PARA VOCÊ, O QUE É SER OU TER UM BOM PROFESSOR?

Redação 36 - A ignorância ignorada

 

 

Quando soube que Lindemberg Alves Fernandes havia sido condenado a 98 anos de prisão, senti um mal-estar que não soube de onde vinha. 

Meu mal-estar acabou sendo esclarecido através das palavras da Ministra dos Direitos Humanos, Maria do Rosário, que alertou para a sexualização precoce e suas conseqüências, o que de certa forma tem relevância com o fato: Eloá, a vítima, começou a namorar Lindemberg aos 12 anos, numa relação consentida pelos pais. Adolescentes vivendo experiências adultas é prática comum hoje. Parecem todos preparados para o prazer, mas na hora de enfrentar crises de possessão, rejeições e demais efeitos colaterais do amor, voltam a ser crianças indefesas, sem as ferramentas para refletir e agir de forma sensata.

Neste sentido, Lindemberg poderia abater esses 98 anos com os pais dele e também com os pais de Eloá, comigo, com você, com todos que fazem parte de uma sociedade que parece não se incomodar com o fato de a ignorância estar ganhando espaço.

Crimes passionais são recorrentes, acontecem com pobres e ricos, moços e velhos. O machismo ainda é praga e precisa ser combatido. Mas o crime deste rapaz, assim como tiroteios dentro de escolas, turismo sexual envolvendo menores de idade, tráfico de drogas ocorrendo abertamente nas ruas, adolescentes pilotando veículos sem habilitação, tudo isso é uma tragédia anunciada: os jovens estão sem um olhar vigilante.  Rosário declarou:”Precisamos não só de governos mais atentos, mas de pais e mães mais atentos, cuidadores mais atentos, sociedade mais atenta.”

O que dói na sentença de 98 anos de Lindemberg é que essa “vitória” é na verdade a revelação do fracasso de todo um sistema familiar que não prioriza o bem-estar mental e físico de cidadãos em formação.

(Martha Medeiros- in: Jornal ZH de 22 de fevereiro de 2012)

 

 

Baseado no texto acima, você vai escrever uma redação entre 20 a 30 linhas, respondendo a seguinte pergunta:

 

VOCÊ CONCORDA QUE A JUVENTUDE ESTÁ MUITO SOLTA, SEM UM OLHAR ATENTO?

Mais Artigos...

Pesquisa no Site

Novidades no E-mail

Visitantes OnLine

Nós temos 37 visitantes online